fbpx
Você está aqui: Home » Blog » Saiba como escolher melhor escova de dente infantil

Saiba como escolher melhor escova de dente infantil

Compartilhe no:


Nova publicação escrita por em
Url da postagem:

Na hora de escolher uma escova infantil, os pais devem ficar atentos a alguns detalhes. Esses detalhes serão primordiais para uma melhor escovação.

Saiba como escolher melhor escova de dente infantil
Saiba como escolher melhor escova de dente infantil

O hábito de uma boa higiene bucal deve começar desde a infância. Sendo assim, a hora de escolher a escova de dentes infantil é muito importante. Afinal, é com ela que a criança aprenderá a escovar os dentinhos da maneira correta e se familiarizar com esse hábito de higiene tão importante para a sua saúde.

Muitos pais não sabem o que avaliar em uma escova de dentes infantil e, por isso, muitas vezes, escolhem a escova errada para os seus filhos que acabam com a boquinha machucada, seja pelo tamanho da escova, pela maciez inadequada da cerdas ou pelo modelo equivocado para a idade e necessidades da criança.
Separamos uma série de dicas incríveis que vão lhe ajudar a escolher, sem errar, a melhor escova de dente infantil para o seu pequeno. Confira!

O QUE AVALIAR NA ESCOVA DE DENTES INFANTIL?

BEBÊS SEM DENTES
Na fase banguela, a higiene oral pode ser feita ou dedeiras de silicone — uma espécie de escova de dentes que se encaixa no dedo adulto para facilitar a escovação —, ou com luvas de tecido, que além de auxiliar na higienização oral, ainda estimulam a criatividade e contribuem com uma massagem nas gengivas.

BEBÊS A PARTIR DO PRIMEIRO DENTE ATÉ O PRIMEIRO ESTÁGIO DE DENTIÇÃO COMPLETO
A partir do nascimento do primeiro dentinho, o ideal já é optar pelo uso de escova de dentes especialmente desenvolvidas para o primeiro estágio de dentição — dos 6 meses até os 4 anos, em média, quando a criança já desenvolveu toda a dentição.

Neste caso, é importante na hora da escolha da escova de dentes infantil, ficar atento ao formato e estrutura da escova. É preciso que ela tenha:

    • contornos arredondados e proteção nas arestas;
    • cabeça pequena;
    • cerdas uniformes e macias para que não machuquem a boca do bebê.

CRIANÇAS COM DENTIÇÃO MISTA

Temos a fase da dentição mista, que acontece a partir dos 4 anos e vai até por volta dos 12 anos, quando acontece a troca de dentes de leite pelos permanentes.

É importante que os pais estejam atentos, primando sempre pela maciez das cerdas, tamanho e formato da escova, e observe as indicações de idade para melhor adequação.

Nesta fase, a criança tende a ser atraída pelas cores e desenhos. Invista em escovas coloridas que chamem a atenção dos pequenos e desperte a criatividade, fazendo o momento da escovação mais positivo e leve.

DICAS DE SEGURANÇA PARA ESCOVAS DE DENTES INFANTIL

Veja algumas dicas importantes para serem seguidas para assegurar que a escovação do seu filho seja tranquila:

Use escovas de cabo longo
É muito importante que a criança seja estimulada a independência e aprenda a escovar os dentinhos sozinha, contudo, é indispensável a supervisão do responsável para evitar acidentes e para garantir que a higienização tenha sido bem feita.

Portanto, as escovas de cabo longo são ideais, pois permitem ao responsável acompanhar e guiar a escovação, além de darem a autonomia que a criança precisa e deseja.

Priorize escovas com trava de segurança
A trava de segurança é outro ideal fundamental que a escova de dentes infantil para crianças entre o primeiro dentinho e três anos deve ter. Ela não permite que a escova passe dos lábios, evitando que a escova vá muito fundo na garganta, o que pode gerar acidentes com engasgos e náuseas.

Evite escovas elétricas
Por fim, o uso de escovas automáticas não é indicado para crianças, pois além de afetar o aprendizado da escovação, elas não são tão eficazes na limpeza — as crianças não conseguem alcançar os dentes posteriores e ainda podem machucar a boca dos pequenos devido ao tamanho maior da cabeça.

Escolher a melhor escova de dentes infantil é o primeiro passo para desenvolver o hábito saudável da higiene oral nas crianças. É bom lembrar que este momento deve ser cercado de naturalidade, calma e leveza para que a criança se sinta tranquila e disposta a aprender e entender a importância da higiene oral para a sua saúde. Paciência e orientação, sempre!

Que tal fazer um mundo com mais sorrisos? Seja um Auxiliar Técnico em Saúde Bucal: Conheça o nosso curso.

Curta nossa página


Visite-nos